O cálculo da rentabilidade já leva em conta o tratamento de aportes, resgates e dividendos.
Mas é importante reforçar alguns pontos conceituais a respeito deste assunto, para que você possa utilizar corretamente o sistema sem incorrer em dúvidas:
Quando ocorrem dividendos, a empresa transfere parte de seu valor patrimonial para o bolso do acionista. Na prática, o capital total (ações + dividendos) do acionista continua igual, pois o mercado desconta do valor da ação o valor que entra no bolso na forma de dividendo.
Portanto, se você selecionar apenas a conta onde estão alocadas suas ações, os widgets de rentabilidade irão apontar uma rentabilidade negativa na data em que a ação ficar ex-dividendo, pois a partir daquele dia a ação ficará “vazia” deste provento.
Porém, o provento será pago na conta corrente.
Então, para observar a rentabilidade conjunta, basta que você não selecione a visão de uma conta específica, mas sim o consolidado da Instituição, pois ele irá englobar a dinâmica do capital da conta de renda variável e da conta corrente de forma conjunta.
O sistema disponibiliza dois tipos de preferência de cálculo rentabilidade: Time- Weighted Restrita (TWRR) e Time- Weighted (TWR)”.
Para realizar a alteração, siga os 4 passos abaixo:
1-Entre em sua conta e selecione o menu.
2-Selecione a opção “Meus dados”.
3-Vá até “Preferência de Rentabilidade” e clique em editar.
4- Depois basta selecionar a opção desejada e salvar.