A importação de notas de corretagem é uma funcionalidade bastante útil para quem gosta de praticidade e agilidade. Porém, alguns detalhes podem impedir esta função de ser realizada no sistema, tais como:
- Notas sem numeração.
As notas sem numeração geralmente são adquiridas de maneira prematura da corretora, devido a isso, o sistema não as reconhece, causando erro na importação das mesmas.
-Como proceder neste caso?
Adquirir a nota em D+1 e realizar a importação novamente, digitar as notas no sistema ou enviá-las para o nosso suporte para que a equipe insira manualmente.
- Notas com numeração 0.
As notas com numeração 0 são reconhecidas no sistema a fins de importação, porém, notas de numeração 0 são provisórias e podem sofrer alteração até sua versão definitiva. Não recomendamos importar nota de numeração 0, pois ao importar a nota definitiva o sistema entenderá que há 2 notas no dia, e as transações serão duplicadas.
-Como proceder neste caso?
Importar apenas uma nota e digitar a outra (sem preencher o campo “número da nota”) ou aguardar a nota ter numeração para importá-la (D+1).
- Notas que não são PDF’s.
Não é possível importar imagens, apenas notas em PDF que possua texto.
-Como proceder neste caso?
Adquirir a nota de outra maneira ou inserir manualmente as notas.
- Arquivos com mais de 4MB de tamanho.
É necessário que os arquivos tenham até 4MB de tamanho, caso o contrario, as notas não serão importadas com sucesso.
- Notas com senha.
Não é possível importar notas com senha no sistema.
-Como proceder neste caso?
Para que você obtenha as notas sem senha é preciso baixá-las e imprimi-las como PDF.
- PDF’s no padrão sinacor.
São aceitos apenas notas de corretagem no padrão sinacor. É importante estar atento neste detalhe caso sua nota não esteja sendo importada com sucesso.
-Como proceder neste caso?
Aconselhamos que entre em contato com a corretora e peça para que a nota seja gerada no padrão sinacor ou insira as notas manualmente no sistema.
- Notas de opções flexíveis.
Opções flexíveis não constam no cadastro geral de ativos do LiveCapital, pois são ativos estruturados que possuem regras e funcionalidades não padronizadas, ficando a critério das partes da operação a sua definição (strike, prazo, condições de exercício, etc) e sendo negociada no mercado de balcão. Como é uma operação muito especializada, não focamos na implementação até o presente momento.
-Como proceder neste caso?
Caso queira estimar o lucro ou o prejuízo da sua opção flexível você pode ‘fabricá-lo’ no seu sistema através do registro de operações com opções padronizadas, que você não terá negociado na realidade, mas servirão para compor o lucro para fins de IR.
- Nota de exercício de opções.
O exercício de opções se aplica quando o investidor da operação tem o direito (titular) de comprar (Call) ou vender (Put), ou ainda a obrigação (lançador) de vender (Put) ou comprar (Call) um ativo mediante o preço de exercício de opções em uma certa data.
OBS: Para que o exercício de opção seja realizado é preciso que você tenha a opção na carteira.
Caso uma nota de exercício de opção tenha dado erro na importação, é importante conferir se o ativo do exercício esta presente em sua carteira e na instituição correta no dia do exercício.