Neste tipo de conta devem ser lançadas as Ações, as Opções e os Fundos Imobiliários.
Pertencem ao conjunto de operações da Conta “Renda Variável”:
Importar Arquivos: através desta opção podem ser importadas notas de corretagem, desde que as mesmas estejam no padrão SINACOR, extensão PDF. Informamos, porém, que mesmo que as notas de corretagem estejam neste padrão citado, o LiveCapital não importa notas de corretagem em que operações tenham sido efetuadas no mercado fracionário. Para utilizar esta opção, basta clicar em Importar Arquivos -> Selecionar Arquivos.
Digitar Notas: permite a digitação manual de notas de corretagem. Esta opção é utilizada quando a nota de corretagem não tiver o padrão mencionado ou quando houver ativo negociado no mercado fracionário. Para utilizar esta opção, o usuário deve clicar em Digitar Notas e preencher os campos conforme solicitado: Data, Número da Nota, código do Ativo, Compra/Venda, Quantidade, Preço, Corretagem, ISS e Outros. Não é possível editar os campos Emolumentos, Liquidação, Registro, IRRF Comum e IRRF Daytrade, pois os mesmos já são calculados automaticamente pela ferramenta. Os cálculos efetuados levam em consideração valores divulgados pela própria B3 em seu site (http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/tarifas/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/tarifas-de-acoes-e-fundos-de-investimento/a-vista/).
IPO: permite o lançamento de informações sobre IPOs. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o código do Ativo, a Quantidade e o Preço.
Liquidação Antecipada de Termo: permite o lançamento de liquidação antecipada de contratos a termo. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o Termo a liquidar e a Quantidade.
Liquidação de Termo por Diferença: permite o lançamento de operação de liquidação de termo por diferença. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o Termo a liquidar, a Venda relacionada e a Quantidade.
Exercício de Subscrição: permite o lançamento do exercício de subscrição de uma ação. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o código da subscrição no campo Ativo e a Quantidade. Importante salientar que a Data a ser preenchida é a data do dia útil anterior ao prazo final de vencimento do período de subscrição.
Atribuição de Custo (Posição): permite o lançamento de atribuição de custo por posição por cada ativo. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, a Posição (escolhendo o código do Ativo), o Custo e a Descrição, sendo que este último campo é de preenchimento facultativo.
Atribuição de Custo (Carteira): permite o lançamento de atribuição de custo pela Carteira. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o Custo e a Descrição, sendo que este último campo é de preenchimento facultativo.
Transferência de Entrada: permite o lançamento de entradas de ativos de renda variável entre instituições e também é utilizada para a troca de código de negociação dos fundos imobiliários, quando os mesmos deixam de ser negociados em mercado de balcão e passam a ser negociados em mercado de bolsa. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o código do Ativo, a Quantidade e o Preço.
Transferência de Saída: permite o lançamento de saídas de ativos de renda variável entre instituições e também é utilizada para a troca de código de negociação dos fundos imobiliários, quando os mesmos deixam de ser negociados em mercado de balcão e passam a ser negociados em mercado de bolsa. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar a Data, o código do Ativo a transferir, a Quantidade e a Instituição Destino. Caso esta última seja uma instituição do próprio usuário, já previamente cadastrada no LiveCapital, a ferramenta já efetua uma Transferência de Entrada automaticamente.
Ajuste de Prejuízo Acumulado: permite o lançamento de valores de prejuízo acumulado nos tipos de mercado de renda variável, para fins de cálculo do IRRF. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar o Mês, o Ano, e os valores de prejuízo acumulado em cada tipo de investimento, por tipo de negociação, podendo esta ser Comum ou Daytrade.
Ajuste de IRRF: permite o lançamento de valores de IRRF nos tipos de negociação disponíveis (Comum ou Daytrade), para fins de cálculo do IRRF. Para utilizar esta opção, o usuário deve lançar o Mês, o Ano, e os valores de IRRF, por tipo de negociação.
Com exceção da opção “Importar Arquivos”, após o preenchimento dos campos solicitados em cada uma das telas de lançamento destas operações, o usuário não deve esquecer de clicar no botão “Salvar Operação”, para que a mesma seja salva na plataforma.